Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Ponte para Guaratuba: empresária diz que anúncio anima toda região

 

Ponte para Guaratuba: empresária diz que anúncio anima toda região
[foto] - Este será o local da ponte Caiobá-Guaratuba. Foto Jornalista Moreira
01-07-2022 12:22:46 (166 acessos)
Representa esperança para o desenvolvimento de toda a região litorânea, essa ligação por uma ponte entre GUARATUBA e Matinhos-Caioba. Há muito venho incentivando o empreendimento, que pode retirar dos centros urbanos, aquela paralisia durante o tempo frio. Anúncio feito pelo Governador do Estado do Paraná, gera ânimo entre nós, empreendedores. Só tenho palavras de estímulo. Acredito que, mesmo em tempo eleitoral, todos querem uma obra assim. Viviana Costa Kohler (foto).

 

Esta é uma das reações positivas sobre o anúncio oficial de abertura do edital para a licitação da construção da ponte. 

Hotel Rainha, em Itapoá, é o negócio de muitos anos que vem mantendo a empresária. Lembra a propósito da necessária "postura de novos empreendimentos" para retirar da "paralisia" o litoral paranaense e norte catarinense. Outros que desejam investir, "acredito que serão estimulados."

Ponte para Guaratuba, gera desconfiança. Muita promessa não cumprida.

Muitas promessas não cumpridas ao longo de quase 40 anos, tornam o novo anúncio de obra, algo muito duvidoso. "Chega na véspera eleitoral," fala Carlos Alberto embarcado num dos ferry boats que faz a travessia por navegação, de Caiobá para Guaratuba. "A gente fica otimista, mas o momento que é prometida a ponte, é no mínimo suspeito." São palavras de Clara Maria, moradora de Matinhos. Afirmações com fundo de verdade, não intimidam o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que garantiu execução.

Governo do Estado do Paraná já tem R$ 400 milhões reservados para a obra. Esta foi a indicação mais concreta de que a ponte Caiobá-Guaratuba pode sair. 

Empresas brasileiras ou estrangeiras que estiverem interessadas na obra, ja podem se apresentar. Há um edital chamando para eventuais propostas de projetos, que serão submetidos a uma comissão de licitação. Prazo fica aberto até o dia 28 de setembro de 2022.

 

Aprovação do projeto só vai acontecer depois das eleições. Assim que for escolhida a melhor opção, ainda levarão mais 30 meses no mínimo, para que a ponte esteja concluída.

Indicação do local é quase óbvia: fica na parte mais estreita (foto panorâmica) da entrada da Baía de Guaratuba. Não há dados técnicos suficientes, mas deverá ter extensão superiror a 1200 metros de extensão entre as duas margens. 

Ligação está prevista para desembocasr ao lado direito da praia de Caieiras, com pistas dirigindo para desviar o tráfego para a rodovia que vai para Garuva e outra pista, para a cidade de Guaratuba. Atualmente a passagem mensal é da ordem de 200 mil veículos no mês, em alta temporada.

Pelo sonho do Governador, ao se tornar realidade, será uma ponte estaiada  (com cabos de aço para sustentação), pista dupla nos dois sentidos, ciclovia, espaço para circulação de pedestres. Tem meta que a obra seja iniciada em meados de 2023.

 

Fonte: Noticiario
 

 3 Comentários para esta notícia

  1. author

    Agradecemos seu empenho na realização deste empreendimento que proporcionará beneficios à popupacão desta região,. possibilitarao desenvolvimento econômico social e mobilidade cultiral

  2. author

    N a época de eleição é assim mesmo, os políticos iludem a cabeça do povo que existe elefante branco.

  3. author

    Se sair do papel, será ótimo para todos os Paranaenses e também para os inúmeros turistas que atravessam o ferry boat Guaratuba todos os anos.


 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

Fx3GK