Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Polícia Federal apreende 497,46 m3 de madeira ilegal no Pará

Polícia Federal apreende 497,46 m3 de madeira ilegal no Pará
[foto] - Polícia Federal foi na mata para desvendar os crimes
27-04-2023 21:32:00 (142 acessos)
Apreensão de 497,46 metros cúbicos (m³) de madeira ilegal em depósito, sendo 370,62 m³ em toras e 126 m³ de madeira serrada, foi o resultado da Operação Ligmum desencadeada (230427) pela Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no município de Senador José Porfírio, no Pará. Profissionais usaram helicópteros e e aparatos em terra para chegar aos produtos do crime

 


Característica interessante na descoberta dos ilícitos, foi a contribujição dada por meio de informações de moradores dando conta que algumas madeireiras funcionavam sem observar a legislação ambiental.

Em uma das madeireiras foram apreendidos 497,46 (m³) de madeira ilegal em depósito, sendo 370,62 (m³) em toras e 126 (m³) de madeira serrada – todas sem licenciamento do Ibama. Ao final das diligências, as toras foram doadas à Secretaria de Estado de Transporte, para utilização na recuperação de pontes. A madeira serrada foi doada à Agência de Defesa Agropecuária do Pará.

A origem da madeira ainda é incerta, mas investigações indicam que pode ter sido extraída ilegalmente da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. O proprietário da madeira não foi localizado e ninguém foi preso.

A Operação Lignum faz parte de um conjunto de ações que cumpre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 709, julgada pelo Supremo Tribunal Federal, que ordena proteção à área da TI Trincheira Bacajá, localizada no Sudoeste do estado.

 

 

Fonte: Polícia Federal
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

nhQTb