Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Reforma Tributária no Brasil chega ao Senado. Aprovação esperada para 2023.

Reforma Tributária no Brasil chega ao Senado. Aprovação esperada para 2023.
[foto] - Artur Lira entrega projeto de Reforma Tributária a Rodrigo Pacheco, no Senado. Foto AgBr, Marcello Casal Jr

03-08-2023 19:55:24
(320 acessos)
 
Está no Senado Federal (230803) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/201, que trata da reforma tributária, aprovada na Câmara Federal dia 7 de julho de 2023. Processo foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A partir de agora receberá a análise da Comissão de Constituição e Justiça e após o parecer em 30 dias, terá discussão entre os senadores. Se houver modificação, voltará à Câmara.

 


Eduardo Braga é o senador (MDB-AM) que vai relatar a matéria em 15 dias, para a análise e votação dos senadores.

Pacheco afirmou que a aprovação da reforma tributária exige urgência e responsabilidade, por ser aguardada há décadas pelo Brasil. “Vivemos um momento em que temos buscado equilíbrio institucional, equilíbrio político, que tem significado uma boa evolução da economia, com boas projeções em relação à inflação, ao desenvolvimento econômico, à valorização da moeda, às nossas reservas e ao crescimento do Produto Interno Bruto. [...] Mas a reforma tributária é de fato a parte principal, estruturante do desenvolvimento econômico nacional, porque vivemos uma realidade tributária muito complexa, muito burocratizada e de difícil compreensão.” Palavras do Presidente Pacheco, ao recebher o projeto de Lira acompanhado de deputados e senadores.

Arthur Lira destacou que os diversos segmentos da sociedade foram ouvidos durante a discussão da reforma tributária na Câmara e disse acreditar que o Senado fará o aprimoramento necessário ao texto. “[A reforma] é fruto de muito diálogo com a sociedade civil, com a classe produtora. A parte federativa não foi esquecida em nenhum momento. Este é o mister principal do Senado Federal. Todos os governadores foram consultados e puderam dar suas sugestões."

Disse o Presidente das Câmara que a matéria é complexa e nem todo mundo fica satisfeito, mas "tem espinha dorsal equivalente a um salto de qualidade para um mundo diferente do que vivemos hoje”.

A perspectiva de Pacheco é promulgar a PEC ainda em 2023. O texto precisa ser aprovado em dois turnos por, pelo menos, três quintos dos senadores (49) para ser promulgado.

Simplificar a tributação

A primeira fase da reforma tributária tem o objetivo de simplificar a tributação sobre o consumo e evitar cobrança cumulativa de impostos.

A principal mudança será o fim de cinco tributos, três deles federais

1. Programa de Integração Social (PIS), 2. Contribuição para o

Financiamento da Seguridade Social (Cofins), 3. Imposto sobre

Produtos Industrializados (IPI). Estes serão substituídos pela

Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a ser arrecadada pela União.

Dois impostos locais também serão extintos: o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelos estados; e o Imposto sobre Serviços (ISS), arrecadado pelos municípios. Em troca, será criado o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, dividido em duas partes. Uma delas será o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS. A outra parte do IVA será a CBS.

As mudanças irão ainda impactar de maneira diferenciada setores da economia e diversos produtos consumidos pelos brasileiros, como cesta básica, remédios, combustíveis, serviços de internet em streaming (transmissão de conteúdos em tempo real). Pela primeira vez na história, haverá medidas que garantam a progressividade na tributação de alguns tipos de patrimônio, como veículos, e na transmissão de heranças.

>> Entenda aqui o que muda com a reforma tributária

 

 

Fonte: Agência Câmara
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

whgtG