Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Ministro Roberto Barroso, novo presidente do Supremo Tribunal

Ministro Roberto Barroso, novo presidente do Supremo Tribunal
[foto] - Luís Roberto Barroso, novo presidente do Supremo Tribunal Federal

28-09-2023 17:06:26
(319 acessos)
 
Doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos, são as principais qualificações do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Substitui a ministra Rosa Weber que pela idade se retira da magistratura. Novo dirigente começou advogando, e, em algumas oportunidades no próprio STF. Ali nos casos de aborto de fetos anencéfalos e pesquisas com células-tronco.

 


“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República.” Assim jurou o novo presdidente do STF, no momento culminante da cerimônia.

Roberto Barroso cumprirá mandato de 2 anos e ficará no cargo até outubro de 2025. Será  também o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Vice-presidente do STF será o ministro Edson Fachin.

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Foi indicado pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff, para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos. 

Maria Bethania cantou o Hino Nacional na abertura da posse (230928), perante 100 convidados entre os quais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco.

 

 

Fonte: STF e Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

KJeAV