Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rio de Janeiro gratifica os servidores por resultados: 2 salários

Rio de Janeiro gratifica os servidores por resultados: 2 salários
[foto] - Bons resultados valem gratificação, na administração pública do Rio de Janeiro. Foto AgBr, Tomaz Silva

28-09-2023 21:42:07
(481 acessos)
 
Prefeitura do Rio vai pagar o Acordo de Resultados de 2022, no dia 27 de outubro. As regras para o pagamento da gratificação serão publicadas no Diário Oficial da sexta-feira, 29 de setembro 2023. Esse programa de meritocracia pode gratificar os servidores em até dois salários. Em execução desde 2021, o Acordo de Resultados é semelhante aos modernos métodos de gestão de empresas privadas, para gratificar servidores que atingem objetivos traçados na administração.

 


A iniciativa foi implantada nas duas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, mas ficou suspensa entre 2017 e 2020. No Rio de Janeiro, o programa voltou a vigorar em 2021, voltado para as principais áreas arrecadadoras da cidade. Em 2022, foi estendido para todo o funcionalismo.

"Depois de quatro anos, sem qualquer tipo de "Acordo de Resultados", pagaremos dia 27 de outubro (véspera do Dia do Servidor), os valores relativos ao ano de 2022 do desempenho dos servidores em todas as áreas da Prefeitura," anunciou o prefeito Eduardo Paes. "Nesse Acordo estabelecemos metas a serem alcançadas por todos os órgãos da prefeitura.  Por exemplo, se uma unidade de ensino atingiu determinada nota no IDEB, se uma gerência da Comlurb atingiu um determinado índice de percepção de limpeza, fazem jus no ano seguinte a um prêmio por atingir aquela meta."

No Acordo de Resultados de 2022, as secretarias e órgãos recebem notas pelo desempenho no ano. A média geral da Prefeitura do Rio – em notas de 0 a 10 – foi de 7,7. Dos 41 órgãos e secretarias, 36 tiveram média acima de 7 e alcançaram os objetivos determinados no início de 2022. Das 216 metas, 130 (60%) foram alcançadas ou superadas e 86 (40%) não foram cumpridas. Os órgãos e secretarias receberam notas de 0 a 10. Somente aqueles que superaram a nota 7 serão bonificados. O percentual de gratificação varia de 20% a 100% da folha do 13º salário, dependendo da nota.

"São formas de gestão que trouxemos durante os meus primeiros dois mandatos e que restabelecemos já em 2022.  Esse sistema está valendo em 2023 e vai continuar em 2024.  Os servidores e servidoras da Prefeitura do Rio são um motivo de orgulho para nossa cidade e merecem, como funciona nas empresas privadas, receber um bônus quando atingem um desempenho melhor.  Parabéns e meus agradecimentos aqueles que atingiram as metas no ano passado.  Vamos ralar e trabalhar para atingir também este ano", disse Eduardo Paes nas redes sociais.

Entre os destaques de 2022, estão as secretarias de Esportes, Saúde e Transportes, que adquiriu cerca de 600 novos ônibus. A Saúde inaugurou oito centros de especialidades, aumentou em 57,87% a cobertura de atenção primária, com 1.307 equipes implantadas, e executou mais de 433 mil procedimentos adicionais, o que contribuiu para a redução do tempo de espera dos pacientes. E a Secretaria de Esportes reabriu todas as Vilas Olímpicas. O cumprimento desses objetivos só foi possível em função do reequilíbrio das finanças municipais.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

DKtYr