Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Porto de Santos abre 70 bolsas para pesquisa em tecnologia


06-10-2023 22:51:11
(384 acessos)
 
De olho no futuro que está se apresentando, o Porto de Santos está abrindo 70 bolsas para produção científica aplicada em diversas áreas, como gestão da cadeia logística, sustentabilidade ambiental, segurança portuária. Autoridade Portuária de Santos (APS) já chamou 9 instituições que atuam na pesquisa aplicada, para participar do esforço que em 2 anos deve qualificar profissionais inclusive em nível de doutorado.

 


APS avalia que essa ação vista "catalisar o desenvolvimento de um ecossistema portuário e logístico inovador no Porto de Santos, avançar na agenda de transformação digital, implementação de tecnologias disponíveis e criação de soluções e oportunidades de negócios no setor."

Bernadete Bacellar do Carmo Mercier, diretora de Administração da APS, representou a diretoria na apresentação. "Vamos fazer um cadastramento das universidades e selecionar 70 alunos com projetos de iniciação científica, conclusão de graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Este encontro representa a união com os representantes das instituições, para explicarmos o objetivo, indicarmos as etapas, e abrir espaço para que contribuam com a concepção do programa."

O Programa de Inovação Aberta busca criar um ambiente fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e soluções práticas para desafios portuários.

Principais objetivos do Programa são:

  1.  a criação de um ecossistema de inovação portuário e logístico, com um ambiente propício para a inovação, incentivando a colaboração entre empresas, instituições de ensino e pesquisadores para promover o desenvolvimento tecnológico no Porto de Santos;
  2.  avançar na agenda de transformação digital no setor portuário, adotando tecnologias de ponta para otimizar operações e melhorar a eficiência;
  3.  desenvolver novas soluções e oportunidades de negócio, estabelecendo parcerias estratégicas com empresas, realizando eventos, programas de estágio em inovação e convênios com instituições de ensino.

 

Produção científica: 70 bolsas

Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada oferece até 70 bolsas para pesquisa durante 24 meses, incentivando a produção científica aplicada em diversas áreas, como gestão da cadeia logística, sustentabilidade ambiental, segurança portuária, dentre outros. As instituições de ensino credenciadas terão acesso exclusivo ao vasto ecossistema portuário e logístico do Porto de Santos, além de apoio acadêmico e orientação especializada para os alunos contemplados.

Participaram da apresentação no auditório da Presidência da APS as entidades: Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH-USP), Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Federal da São Paulo (Unifesp), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Paulista (Unip), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Santa Cecília (Unisanta), Strong Business School, bem como a Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep).

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

BvGu8