Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

ANAC vai escolher o aeroporto ambientalmente mais correto no Brasil

08-01-2024 19:36:01 (248 acessos)
Inventário de emissões de poluentes, qualidade do ar, mudanças climáticas e ruído. São alguns dos itens avaliados para escolha do aeroporto mais alinhado às exigências da preservação das boas condições do meio ambiente. Até o próximo dia 2 de fevereiro, as unidades aeroportuárias brasileiras, estarão recebendo as fichas de inscrição por parte das concessionárias que administram os aeroportos pelo País. Dia 1º de março a Agência anunciará o vencedor de 2023.

 


Programa Sustentar crfiou esse prêmio para incentivar o desenvolvimento de melhores práticas sustentáveis adotadas pelos operadores aéreos brasileiros. Assim a pontuação é dedicada conforme a prática dos critérios estabelecidos no edital. Decisões geralmente obedecem os maiores níveis de redução dos impactos ao meio ambiente causados pela aviação. 
São observados como prioritários o ruído e os cuidados comn o ambiente nas imediações do Aeroporto.

Operadores aéreos que aderem a cada edição do programa,são classificados em empresa aérea e táxi-aéreo, de acordo com o perfil de atividades, e elencados de acordo com o desempenho. Os melhores aeroportos de cada categoria são reconhecidos publicamente pela ANAC. 

Aeroporto Internacional de Salvador foi o mais destacado nas edições de 2019, 2020 e 2021. 

Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro destacou-se em 2022, junto com os aeroportos de Florianópolis, Manaus e Vitória, administrados pela concessionária Zurich Airport Brasil.

Inscrições


Para participar do programa, os operadores aéreos devem enviar um e-mail até 2 de fevereiro de 2024 para meioambiente@anac.gov.br, manifestando interesse em participar. Em seguida, os participantes receberão o formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo operador, que deverá ser preenchido até 1º de março de 2024. 


O edital com todas as informações pode ser consultado no portal da ANAC.  

 

 

Fonte: ANAC, Assessoria de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

LZRzI