Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Jogos Panamericanos de 2031 serão em Assunção, no Paraguai

Jogos Panamericanos de 2031 serão em Assunção, no Paraguai
[foto] - Será no Paraguai, em Assunção, a edição do ano 2031 dos Jogos Panamericanos.

10-10-2025 20:08:11
(469 acessos)
 
Serão realizados em Assunção, capital do Paraguai, os Jogos Panamericanos de 2031. Isso é que decidiu a Assembleia Geral Extraordinária, em Santiago do Chile, pela contagem de 28 a favor e 24 para as candidaturas das cidades do Rio de Janeiro e Niteroi, no Brasil. Anúncio das empresa organizadora, a Panam Sports, pegou de surpresa os prefeitos Eduardo Paes (Rio) e Rodrigo Neves (Niteroi), que estavam presentes e acreditavam em outro desfecho.

 


 

251009- 12:24 horas 

Rio de Janeiro e Niterói esperam indicação para sediar Jogos do Pan de 2031

Rio de Janeiro e Niterói esperam ser escolhidas nesta sexta-feira para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Anúncio será feito em Santiago (Chile) pela Panam Sports, empresa organizadora. Haverá votação de 41 membros da Assembleia Geral Extraordinária. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e Rodrigo Neves (prefeito eleito de Niterói) mostraram na defesa que "tem capacidade" comprovada pelo sucesso do Pan 2007, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos. Acreditam que terão maioria dos 53 votos. 

Delegação esstá viajuando para o Chile a fim de assistgir a decisão de modo presente. Compõem o grupo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o vice, Eduardo Cavaliere; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e a vice, Isabel Swan. Escolha envolve a cidade de Assunção, Paraguai, que também manda representgantes à cerimônia na cidade-sede dos Jogos Pan-americanos de 2031.

A eleição será transmitida ao vivo pelo canal da Panam Sports, principal entidade do esporte olímpico das Américas, e pela CazéTV. Na Assembleia, a abertura será pela Comissão de Avaliação, que visitou ambas as cidades na semana de 25 de agosto a 2 de outubro. Em seguida, as duas candidaturas farão as apresentações em 40 minutos. Rio-Niterói será a primeira a se apresentar.

Após as apresentações as delegações, será realizada a votação oficial com a participação dos 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.

Ao todo são 53 votos em disputa, sendo que os 12 países que já organizaram os Jogos (Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela) têm direito a dois votos. Ganha a eleição a cidade que conseguir 27 votos ou mais.

Brasil foi sede dos Jogos Pan-americanos em duas ocasiões: São Paulo, em 1963, e depois no Rio de Janeiro, em 2007.

 

Rio de Janeiro e Niterói podem sediar

os Jogos Pan Americanos de 2031

Janeiro de 2025

Rio de Janeiro e Niterói apresentaram proposta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 203, falando por vídeo conferência com o presidente da Panam Sports, Neven Ilic. A empresa vai definir quem sediará os jogos em 2031, durante assembleia dos membros. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e Rodrigo Neves (prefeito eleito de Niterói) mostraram que as duas cidades "tem capacidade" comprovada e exemplificaram invocando o sucesso do Pan 2007, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

Comitê Olímpiuco do Brasil (COB) tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental. E a escolha da sede ocorrerá na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai. 

"Temos plena confiança no sucesso e vamos demonstrar a nossa capacidade conjunta em realizar grandes eventos." Palavras dos prefeitos, que esatavam acompanhados pelos vice-prefeitos eleitos do Rio e Niterói, Eduardo Cavaliere e Isabel Swan, respectivamente, além do Secretário de Esportes carioca Guilherme Schleder e da secretária geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.

Durante a reunião, Paes e Neves explicaram ao dirigente esportivo o projeto de dividir a sede entre ambas as cidades e informaram que, na próxima semana, apresentarão a carta de candidatura, oficialmente, ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) ."Vamos formalizar a carta de intenção. Será muito bom para o Brasil, para o esporte e o desenvolvimento de nossas cidades e do Estado do Rio de Janeiro."

Após a entrega da carta, competirá ao COB formular o procedimento

de escolha do representante brasileiro na disputa pela sede do Pan

2031. Cada país pode apresentar somente uma candidatura e, além do

Rio/Niterói, São Paulo já oficializou a postulação para organizar o evento continental.

Paes e Neves já se reuniram por videoconferência com o presidente do COB, Paulo Wanderley, e com o presidente eleito da entidade Marco La Porta, que assumirá a entidade em janeiro.

Na ocasião, os representantes de Rio e Niterói também apresentaram a intenção da candidatura conjunta, que foi bem recebida por ambos os dirigentes esportivos.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro, assessoria de impren
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

urE35