"Este recorde histórico reforça a importância estratégica do Porto de Santos para o Brasil. Alcançamos resultados extraordinários graças à eficiência das operações, aos investimentos em infraestrutura e ao empenho de todos os envolvidos. O crescimento expressivo em diferentes segmentos, como contêineres, agronegócio e combustíveis, demonstra nossa capacidade de adaptação às demandas do mercado global. Este é um marco que nos motiva a buscar ainda mais avanços em 2025." Palavras de Anderson Pomini, presidente da APS.
Especificações do "maior resultado anual da história do complexo portuário," mostram embarques de 131,3 milhões de toneladas, 1,0% acima do registrado no ano anterior, enquanto as descargas alcançaram 48,5 milhões de toneladas, salto de 12,1%.
Contêineres e granéis sólidos
A movimentação de contêineres foi destaque. Pela primeira vez ultrapassou a marca de 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e fechou 2024 com 5,4 milhões de TEU movimentados crescendo 14,7%.
Foram embarcadas 90,7 milhões de toneladas de granéis sólidos e o açúcar liderou com 27,0 milhões de toneladas movimentadas, aumento de 17,8%. Exportações de soja em grãos chegaram a 27,8 milhões de toneladas, enquanto o milho registrou 15,9 milhões de toneladas. Outros produtos como farelo de soja (+2,5%), café em grãos (+41,2%) e carnes (+31,5%) também tiveram desempenhos notáveis.
Granéis líquidos somaram 19,6 milhões de toneladas, 1,2% acima de 2023, registrando a maior marca histórica para o segmento. Destaque para o aumento na movimentação de gasolina (+48,2%) e óleo diesel e gasóleo (+25,8%).
Carga geral solta somou 9,6 milhões de toneladas o que significa alta de 9,3%, maior total de celulose, que alcançou 8,1 milhões de toneladas, índice 11,3% maior.
Movimenteo foi impulsionado com 5.557 navios passando pelo Porto de Santos, um aumento de 1,9%.
Corrente Comercial Brasileira
Porto de Santos manteve relevância na corrente comercial brasileira,
ampliando a participação de 28,5% para 29,0% em 2024,
movimentando US$ 174,43 bilhões. A China permaneceu
como o principal parceiro comercial, representando 27% das transações,
enquanto o Estado de São Paulo respondeu por 53,7% das operações internacionais.
Fonte: Porto de Santos-APS, Assessoria de Imprensa
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