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Governo faz estudos para resolver conflitos de ferrovias em 4 estados


03-03-2021 10:43:14
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Construção de contornos ferroviários, transposições em desnível com segregação da linha, alteração de localização de pátios e instalações ferroviárias; e, rebaixamento da linha férrea. São as soluções para resolver os "conflitos" de ferrovias nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estudos de viabilidade já estão em andamento com investimentos de R$ 1,5 milhão. Acabar com os acidentes em passagens de nível, é o objetivo final desse trabalho.

 


Já há algumas medidas que são ampartadas pelo Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Estão em andamento 4 contratos de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Projetam resolver os problemas dos cruzamentos ferroviários urbanos de municípios situados em Minas Gerais e na Malha Sul dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No comunicado feito pelo DNIT, não há qualquer referência a respeito dos complicados cruzamentos de linhas fpérreas sobre ruas e praças que atravessam a capital Curitiba. Anualmente ocorrem acidentes com vítimas de diversa gravidade, inclusive mortes. Soluções são procuradas, mas sem resultados positivos.

No Paraná os estudos ainda não foram desenvolvidos, mas devem ser

executados em Ponta Grossa e Piraquara. Mas diz o DNIT que estão

em andamento os trabalhos contratados ao final de 2020, para

soluções de conflitos nas vias férreas dos municípios de Arapongas,

Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Paranaguá e Morretes.

Em Minas Gerais, o estudo está sendo realizado nos municípios de Bambuí e Santa Luzia. Já em Santa Catarina são atendidos os municípios de Mafra e São Bento do Sul. No Rio Grande do Sul o contrato de viabilidade técnica está em Cruz Alta.

Para eliminar os conflitos ferroviários nestes municípios, a empresa contratada deverá avaliar alternativas como construção de contornos ferroviários, transposições em desnível com segregação da linha, alteração de localização de pátios e instalações ferroviárias e rebaixamento da linha férrea.

 A resolução desses conflitos é um dos objetivos do Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER, desenvolvido pelo DNIT por meio da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF-DNIT).

 

 

Fonte: Agência Brasil, DNIT
 

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