Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Tomar banho uma vez por dia é essencial à saúde da pele

 

13-09-2021 22:21:12 (109 acessos)
Um banho por dia. Esta é a receita de saúde para a pele, conforme explica um guia lançado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Apesar dessa receita básica, há atividades diárias que não dispensam o banho após a execução de tarefas. Isso também está no livro da entidade. Especialistas co0ntestam refe4rências segundo as quais não se deve tomar muito banho, para evitar a retirada de "camadas de proteção" que servem para hidratar a pele. Isso é falso.

Objetivo do guia com informações, é esclarecer a sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas. Circulam diferentes informações sobre essa prática que apontam, por exemplo, para possíveis impactos negativos, como supostos prejuízos para a pele como a retirada de camadas de proteção que ajudam a pele a ficar hidratada.

Recomenda a SBD que o banho é importante

para retirar as impurezas da pele adquiridas por

diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também

ajuda a dar uma sensação de bem-estar e a relaxar a musculatura.

Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele, estão, micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.

Banho deve ser diário

O guia lembra que esse ritual é ainda mais importante no momento de pandemia. “O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial neste período de pandemia, quando a limpeza da pele e cabelos ajuda na proteção contra o novo coronavírus”.

Mas quantos banhos se deve tomar por dia? De acordo com a SBD, não há uma resposta, já que esse cálculo deve considerar a temperatura local e as atividades realizadas pela pessoa.

Na hora de escolher produtos de limpeza para o durante o banho, como sabonete e shampoo, a indicação é observar o PH [medida do grau de acidez ou alcalinidade da água], que deve ficar próximo a cinco. O uso de sabonetes antissépticos não é indicado para emprego em todo o corpo, pois eles possuem PH alto e podem danificar a integridade da pele.

Outro cuidado deve ser evitar esfregar demais o corpo com buchas, bem como secar passando a toalha de forma muito forte no corpo. Caso possível, a SBD indica o uso de hidratantes após o banho.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Ag Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

2VuQ7