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Caminhões podem ter excesso de 2,5% nas cargas que transportam pelo Brasil


22-09-2021 23:54:05
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Ônibus de passageiros e caminhões não serão mais multados nas rodovias do Brasil, quando o peso da carga ultrapassar os 10%. Medida provisória proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi aprovada no Senado Federal e autoriza aumento para 12,5%, a tolerância do peso que está sendo transportado. Para que seja transformado em lei, o Presidente deverá assinar nos próximos dias por se tratar de uma reivindicação dos caminhoneiros.

 


De acordo com o texto aprovado, os veículos ou combinações de veículos (carretas com reboques, por exemplo) com peso bruto igual ou inferior a 50 toneladas deverão ser fiscalizados apenas quanto aos limites de peso bruto total ou de peso bruto total combinado (caminhão mais o reboque)

No caso de o veículo fiscalizado de até 50 toneladas ultrapassar a tolerância máxima do peso, o veículo também será fiscalizado quanto ao excesso de peso por eixo. E, neste caso, aplicam-se as penalidades de forma cumulativa, respeitada a nova tolerância máxima por eixo.

Em relação aos veículos não adaptados ao transporte de biodiesel, mas que realizam o transporte desse produto, o texto aumenta de 5% para 7,5% a tolerância no peso bruto total ou no peso bruto total combinado. A regra vale até o sucateamento desses caminhões.

Historicamente o excesso de peso é o vilão das rodovias. São os caminhões mais pesados que a fiscalização permite, respoonsáveis pela deterioração das vias asfálticas do País. Isso tem sido discutido de modo muito frequente, especialmente com o avanço da tecnologia em que os veículos suportam pesos muito superiores àqueles transportados há 10 anos. 

A despeito disso, ações governamentais procuram melhorar as rodovias com a qualidade dos pavimentos e ampliar a capacidade. Técnicas de construção aperfeiçoam os traçados e tentam reduzir o risco de acidentes pela oferta de equipamentos que previnem os acidentes. 

De qualquer modo em poucos anos é prevista a substituição do modal transporte brasileiro, dfe rodoviário para ferroviário. Muitos benefícios são previstos, especialmente a redução doo custo do tr4ansporte de produtos do agronegócio e industrializados, para o embarque nos portos e aeroportos.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

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