Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Nestlé: 100 anos de uma empresa de sucesso no Brasil


30-12-2021 10:38:41
(1243 acessos)
 
Começa em 1921 a história da Nestlé, uma Companhia que festejou 100 anos no Brasil. Líder mundial em alimentos e bebidas, instalou-se em Araras (São Paulo), onde produzia o leite condensado Milkmaid, um produto fadado ao sucesso que alguns meses depois tomou o nome histórico de "o Leite da Moça." Durante o século é consagrado como Leite Moça. Bem assemelhada foi a jornada do Nescáo, lançado em 1932. Era uma simples junção de Nestlé com Cacáo que em 1955 firmou-se no mercado como Nescau.

 


211229 - 14:12 horas 

Nestlé: cem anos de uma

trajetória de sucesso no Brasil

Texto: Débora Ribeiro

A Nestlé completou 100 anos no Brasil em 2021. Líder mundial em alimentos e bebidas, a Companhia iniciou a trajetória no País em 1921, com a instalação da primeira fábrica nacional na cidade de Araras (São Paulo). Ali, era fabricado o leite condensado "Milkmaid", que logo começou a ser carinhosamente chamado pelo brasileiro de “o Leite da Moça”. A Nestlé adotou o nome local e tornou o produto no famoso LEITE MOÇA®, amado e conhecido por todos, que hoje contribui para alimentar doces momentos e a renda das doceiras empreendedoras do País.

 

De lá para cá, a Empresa construiu uma jornada de muito carinho e ligação com o Brasil e os brasileiros, com importantíssimos marcos locais. Um deles é o lançamento de NESCÁO, o primeiro produto criado especificamente para o mercado local, em 1932. O nome era uma junção de Nestlé com Cacáo, e só mudou em 1955 para o NESCAU® de hoje, que faz parte da vida de tantos cidadãos. A marca segue firme no propósito de incentivar o esporte como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança de crianças e adolescentes. E NESCAU® não para de evoluir: recentemente trocou todos os canudos plásticos das bebidas que prodeuz, por canudos de papel, liderando um importante movimento de sustentabilidade da Companhia no País.

 

Em 1944, foi a vez de outra marca de sucesso nacional chegar ao Brasil: NINHO®?, que desembarcou em solo nacional em um momento marcante de pós-guerra, quando as pessoas precisavam conservar o leite por mais tempo. Enquanto viviam o cotidiano de cada lar, ouvindo nas rádios as marchinhas de Carmem Miranda e as canções de Luiz Gonzaga, experimentavam também a nutrição que só NINHO®? tem. Daí, por gerações, NINHO®? fez parte das famílias brasileiras e cresceu com cada uma delas. O tempo passou. Hoje NINHO®? cuida de 37 milhões de brasileirinhos e chega até 20 milhões de famílias.

 

Em 1953, o consumidor brasileiro conheceu NESCAFÉ®. Foi o primeiro café solúvel do mundo, desenvolvido pela Nestlé na Suíça, para atender solicitação do Governo brasileiro. Atualmente, uma a cada sete xícaras de café consumidas ao redor do planeta, é de NESCAFÉ®. E não foi apenas sabor e qualidade que fizeram de NESCAFÉ® a marca mais valiosa da Nestlé. É também o compromisso de levar até a xícara, um café cultivado de maneira responsável, que respeita o meio ambiente. Essas são premissas do programa Cultivado com Respeito, que faz de NESCAFÉ® a marca que valoriza toda a cadeia de valor.

 

A Nestlé no Brasil hoje e

compromissos para o futuro

Nestlé comemora os 100 anos renovando compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas no mundo, para criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros; e, ser o produtor de alimentos mais sustentável do País.

A Empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20

unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo,

Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro,

Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A Nestlé possui também no

território nacional, três centros de distribuição e mais de 70 brokers

(responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a Companhia conta com milhares de produtores fornecedores e participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais. São segmentos que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica.

Nestlé mantém iniciativas cada vez mais sustentáveis nas fábricas, como minimizar a utilização de água e energia pela redução das emissões, reflorestamento e inovações contínuas em embalagens. Também tem importante papel como uma das maiores empregadoras do Brasil, gerando oportunidades de renda e inclusão para brasileiros de todas as regiões do País, buscando ser um espelho da diversidade nacional, na força de trabalho, nos produtos e serviços.

 

Com a responsabilidade de quem tem presença em 99% dos lares brasileiros e 100 anos de vida, a Nestlé Brasil se antecipa ao que será o alimento do futuro.

Compromisso é com a inovação que acontece no campo, no desenvolvimento de produtos que levem nutrição e bem-estar, no cuidado com a natureza que alimenta milhões de pessoas. O consumidor do futuro será ainda mais exigente com a qualidade, a saúde e a qualidade nutricional dos alimentos, com a conveniência e a comodidade.

Do lado da Empresa, isso exige maior produtividade com sustentabilidade, com tecnologia e renovação/inovação de portfólio, sempre.

Em dois anos, foram lançados 300 novos produtos com a marca Nestlé.

Somente em 2021 são mais 200 novos itens no portfólio. A Nestlé

está lançando alimentos e bebidas mais nutritivos, simplificando

listas de ingredientes, removendo corantes artificiais e adicionando

micronutrientes, de acordo com as deficiências nutricionais da população

local. Também está intensificando os lançamentos orgânicos e plant-based.

 

Trabalho da Companhia Nestlé vai além dos desafios como criar alimentos e bebidas que atendam aos novos hábitos alimentares do consumidor e reduzir o impacto ambiental da produção (incluindo cadeias fornecedoras e fábricas, iniciativas ambientais). Entende que é preciso andar de mãos dadas com os parceiros que estão nessa jornada. São por exemplo, as startups que pensam inovadoras soluções, produtores que transformam as fazendas em prol do ambiente, colaboradores que vivem a revolução 4.0 na indústria.

Com todo esse cuidado, a Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Em 2021, a Empresa reforça todas essas credenciais por meio de diversas ações que se sustentam no conceito “Alimentando um Futuro Melhor” e em no propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e das futuras gerações.

Pelas comemorações dos 100 anos no Brasil, a marca fez uma edição especial das latas. Substituiu a camponesa icônica por ilustrações de mulheres brasileiras. A ação fez parte da campanha "Leite Moça® 100 anos. Tudo que pode dar certo vai dar certo", assinada pela FCB Brasil. A edição especial das latas teve ilustração de Débora Islas. 

 

 

Fonte: Companhia Nestlé, 100 anos
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

2snVv