Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

ANP avalia laboratórios que atestam qualidade dos combustíveis


16-03-2022 20:41:08
(893 acessos)
 
Responsáveis pela análise da qualidade de combustíveis, normas e boas práticas exigidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) através do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT), os laboratórios estão sendo convocados para participar da 8ª edição do Programa de Comparação Interlaboratorial em Lubrificantes. Verdadeira prova de competência técnica, a edição que começa em abril, submete à análise, amostra de óleo lubrificante automotivo. Inscrições vão até dia 24 de abril.

 


Programa Interlaboratorial de Combustíveis. Esse programa monitora a qualidade e a padronização dos serviços prestados pelos laboratórios, que são orientados a adotar a Norma BR ISO IEC 17025, a qual estabelece requisitos para acreditação de ensaios e de calibração de equipamentos.

Programas interlaboratoriais são uma das ferramentas utilizadas pela ANP para verificar se os laboratórios de análise da qualidade de combustíveis, observam as normas e as boas práticas exigidas. No Programa de Comparação Interlaboratorial em Lubrificantes, a avaliação é feita por meio de comparativos de resultados de ensaios realizados nas amostras fornecidas pelo CPT, a fim de aferir o desempenho dos laboratórios participantes.  

A participação nos programas interlaboratoriais da ANP é gratuita, e as inscrições estão abertas a qualquer laboratório. O número de vagas é limitado e serão aplicados os seguintes critérios de prioridade de inscrição: 

1º) laboratórios que realizem o maior número de parâmetros;

2º) ordem de manifestação de interesse.  

Acreditado conforme a ISO 17025, reconhecimento formal de que o laboratório trabalha conforme requisitos internacionais de gestão da qualidade, o Centro de Pesquisas possui como principais atribuições:

  • Realizar análises físico-químicas em petróleo, derivados e biocombustíveis para atendimento a demandas internas e, por meio de prestação de serviço, a demandas externas.
  • Desenvolver estudos e pesquisas na área de qualidade de petróleo e gás natural, seus derivados e biocombustíveis.
  • Realizar análises e caracterização de petróleos, por demanda interna da ANP ou prestação de serviço a concessionário, objetivando sua classificação para efeito de cálculo de participações governamentais e fornecimento de outras informações.
  • Analisar e propor a concessão de registro de produtos quando previsto em regulação específica.
  • Realizar vistorias técnicas e fiscalizações em agentes econômicos e laboratórios que executam atividades no âmbito das suas atribuições e auditorias em laboratórios.
  • Avaliar e propor a adoção de especificações e metodologias internacionais de análise de derivados de petróleo e gás natural e na regulação da ANP

 

O formulário de inscrição pode ser acessado em 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=__SZRKYkQku37xJK_K3JE8xbC2Q4WFpIo2LJTc2LX3tURDdKVkZIS1owREZWMkw3MzdUUVpXSkZDMS4u.

Nele, deverão ser assinalados os ensaios a serem realizados pelo laboratório. A confirmação da participação se dará após a Comissão Técnica do programa avaliar o formulário de inscrição e encaminhar ao laboratório o Protocolo de Instruções.  

CPT também é referência em pesquisas que visam ao aprimoramento regulatório. Dentre os principais projetos de pesquisa desenvolvidos ou em desenvolvimento pelo Centro destacam-se:

  • Parâmetros Críticos do BX, que, no contexto do aumento mandatório gradual do teor de biodiesel no óleo diesel até B15, visa a realizar estudos mais extensos para avaliar o aprimoramento dos vários parâmetros da especificação do biodiesel e óleo diesel;
  • Desenvolvimento de metodologia para determinação de metanol em gasolina e etanol combustível, que resultou na norma ABNT NBR 16041 e, posteriormente, avaliou e aprovou metodologias alternativas para detecção de metanol em campo, para controle de qualidade nos distribuidores;
  • Avaliação da absorção de água no biodiesel ao longo da cadeia de produção e distribuição;
  • Estudo de estabilidade de amostras ao longo tempo;
  • Implantação de metodologia de análise de biomarcadores em petróleo para avaliação de derramamentos ambientais;
  • Cooperação do CPT/ANP com a agência alemã GIZ e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) para desenvolvimento de querosene sintético de aviação;
  • Estudo para avaliação da viabilidade técnica de substituição do querosene de aviação JET-A1 pelo JET-A.

 

 

Fonte: ANP
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

qRmKj