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Retomada a navegação no Rio Tietê-Paraná


17-03-2022 20:05:12
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Foi retomada (220315) a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, após um período de paralisação em decorrência da estiagem. A continuidade das operações na hidrovia, administrada pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, foi viabilizada através do apoio técnico das equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que realizaram no local uma modelagem hidrodinâmica. Tornar os rios desassoreados e navegáveis é um programa estimulado pelo Governo Federal.

 


220316 - 19:20 horas

Por meio da análise de modelagem hidrodinâmica, é possível estudar como o rio se comporta em uma determinada situação e realizar prognósticos com a simulação de cenários futuros. Na Hidrovia Tietê-Paraná, foi esse serviço que permitiu a utilização das ondas de vazão e, consequentemente, possibilitou que a retomada da navegação dos comboios fosse antecipada.

O retorno da navegação dos comboios acontece gradualmente, com calado inicial de 2,40 metros (m). A expectativa é de que o Rio Tietê atinja a navegabilidade plena (com 2,70 m) até o final deste mês.

Ao garantir mais economia neste tipo de transporte, a retomada da operação na hidrovia deve impulsionar o agronegócio, uma vez que o modal aquaviário é um dos principais meios de escoamento de grãos dos estados do Centro-Oeste para o Porto de Santos.

 

Umas das principais vias hidroviárias em funcionamento no Brasil, a Hidrovia Tietê-Paraná tem extensão de 2,4 mil quilômetros (km), dos quais 800 km são no Rio Tietê e 1,6 mil km ficam na na Hidrovia do Rio Paraná.

Quando iniciou as operações, a hidrovia impulsionou a implantação de 23 polos industriais, 17 polos turísticos e 12 polos de distribuição, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro e conecta áreas de produção aos portos marítimos.

Em 2020, sem a paralisação, foram transportados pela hidrovia 4.0 mm de toneladas de cargas. E no ano anterior, em 2021, a movimentação foi de 3.3 mm de toneladas transportadas.

A hidrovia integra o sistema de transporte multimodal do Corredor Sudeste de Logística e tem 12 terminais portuários, distribuídos em uma área de 76 milhões de hectares. As principais cargas transportadas são milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.

 

Dragagem do rio Paraguai

 

Em julho de 2021, DNIT iniciou a dragagem na Hidrovia do Rio Paraguai (HN-950), entre os municípios de Cáceres/MT e Corumbá/MS. O objetivo é garantir nível de serviço adequado às atuais demandas de transporte do rio, proporcionando melhores condições de navegabilidade e segurança.

A recuperação e manutenção do trecho hidroviário inclui serviços de dragagem e adequação da sinalização náutica. No último mês, foi iniciada a desobstrução de vegetação e balseiros aglomerados no canal navegável - importante para evitar obstrução da via e interrupção do tráfego.

O DNIT deve realizar a dragagem de 557.500 m³ da hidrovia, só em 2021. De natureza contínua, o serviço tem encerramento previsto para dezembro de 2022, e no caso exclusivo da dragagem, a execução respeita a janela hidrológica do rio (maio-outubro) e seu período de defeso.

 

 

Fonte: DNIT, Comunicação Social
 

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