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Porto de Santos projeta modernizar atividades com novas técnicas

Porto de Santos projeta modernizar atividades com novas técnicas

23-05-2022 16:30:17
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Otimização do processo de programação e gestão dos berços de atracação e melhorias no processo de compartilhamento de carga, são benefícios que o Porto de Santos espera ter dentro de 6 meses, com a implantação de novas técnicas. Para isso a Santos Port Authority (SPA) fez acordos de cooperação técnica com as startups Navalport e Logshare, do sistema Cubo Itaú. Pelo Programa de Inovação da Autoridade Portuária, haverá reflexos sobre todas as operações portuárias, desde os transportadores.

 


Porto de Santos executa programa de modernização de atividades, que

irá qualificar desde acessos, aos embarques, desembarques e

ingresso de navios. Isto é esperado já em 2022. Foto: Portal Brasil. 

 

Programa intensifica a cooperação entre a SPA, terminais portuários, instituições científicas e tecnológicas, institutos de pesquisa e startups na busca por soluções compartilhadas para a atividade portuária.

Está previsto que a Logshare vai implementar uma plataforma para carga combinada a partir da integração com o Sealog. A expectativa da SPA é que, se bem-sucedida, a solução otimize a contratação dos veículos que têm como destino o Porto de Santos. Deste modo podem retornar aos pontos de origem com cargas, o chamado "backhaul", gerando ganhos e redução de custos para caminhoneiros, transportadoras, embarcadores e setor portuário.

Este sistema a ser implantado pela Logshare já é aplicado em outros ambientes, mas inédito no setor portuário e procurará responder a um desafio em nível internacional.

Os acordos são válidos por 12 meses renováveis pelo mesmo período e não têm quaisquer ônus financeiros para a SPA. A Companhia disponibilizará dados e informações para que as startups implantem produtos que, futuramente, poderão ser replicados em outras operações portuárias no mundo.

Pelo acordo, a Navalport vai implantar a plataforma num prazo de 6 meses, visando a otimização da programação de atracação de navios no Porto de Santos. Tal iniciativa será viabilizada com a integração dos sistemas operacionais dos terminais portuários ao sistema de agendamento para caminhões da SPA (Sealog) e ao Automatic Identification System (AIS) e com a implementação da ferramenta Port Insight. É um sistema inédito, concebido para melhorar a gestão de berços de atracação, filas de navios e planejamento das operações aquaviárias.

Com isso, será possível otimizar o processo de programação e gestão dos berços de atracação hoje existente no Porto de Santos. O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, afirma que a meta é "estabelecer um novo paradigma tecnológico para o Porto de Santos. Objetivo é estimular inovações com alto potencial de impacto e ganhos de eficiência que possam ser implementadas, também, em todo o setor portuário nacional".

Startups

A Logshare é uma startup especializada em "backhaul" (retorno do veículo ao seu ponto de partida com carga). A empresa presta serviço de otimização de fretes para grandes indústrias e varejo nacional, como GPA (Grupo Pão de Açúcar). A Navalport conta com ampla experiência em projetos portuários e tem em seu portfólio clientes como a Petrobras e o Porto de Trombetas (PA). 

 

Comitê de Inovação  

Os dois acordos foram desenvolvidos no âmbito do Comitê de Inovação da SPA, criado em 2021 com o objetivo de integrar o Porto de Santos ao ecossistema de inovação. Por meio dessa agenda, a concessionária pretende firmar parcerias não apenas com startups, mas,  expandir a relação com universidades, comunidade portuária, agentes públicos e privados da região, na busca de padrões e semelhanças em serviços. Assim viabiliza o compartilhamento para racionalizar investimentos e acelerar o processo de inovação em busca de maior eficiência operacional.

A primeira ação foi um acordo de cooperação técnica com a Wilson Sons e DockTech voltado para aperfeiçoamento e uso de tecnologia inédita de monitoramento do leito marítimo. Desenvolvida pela startup israelense DockTech, mapeia, em tempo real, a profundidade do canal de navegação e é capaz de entender o padrão de assoreamento dos portos, prevendo como as variações no leito afetam a segurança da navegação e o transporte de cargas.

 

 

Fonte: Porto de Santos - SPA, Assessoria de Imprensa
 

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