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IATA mostra que transporte aéreo sofre com economia e coronavírus

IATA mostra que transporte aéreo sofre com economia e coronavírus
[foto] - Aviões de carga tiveram menos transporte pelo mundo

07-03-2023 21:50:51
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Transportadoras latino-americanas relataram um aumento de 4,6% nos volumes de carga em janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. Num cenário mundial de retração, esse foi o melhor desempenho do transporte aéreo mundial, que teve aumento de 34,4% na capacidade, em relação a janeiro de 2022. No primeiro mês do ano de 2023, diminuiu muito a demanda por carga aérea, reflexo da redução na atividade econômica internacional.

 


É o que provam os relatórios da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Dizem que a demanda global, medida em toneladas-quilômetro de carga (CTKs), caiu 14,9% em relação a janeiro de 2022 (-16,2% nas operações internacionais).
 
A capacidade (medida em toneladas-quilômetro de carga disponíveis, ACTK) aumentou 3,9% em relação a janeiro de 2022. Este foi o primeiro crescimento ano a ano na capacidade desde outubro de 2022. A capacidade de carga internacional aumentou 1,4% em comparação a janeiro de 2022. O aumento em ACTKs reflete a forte recuperação da capacidade de carga nos mercados de companhias aéreas de passageiros, compensando o declínio da capacidade internacional oferecida por cargueiros dedicados.
 
Vários fatores no ambiente operacional devem ser observados:
O componente global de novos pedidos de exportação do PMI de manufatura, um indicador importante da demanda de carga, aumentou em janeiro pela primeira vez desde outubro de 2022. Para as principais economias, os novos pedidos de exportação estão crescendo. Na China e nos EUA, os níveis do PMI estão próximos para a marca crítica de 50, indicando que está se estabilizando a demanda por produtos manufaturados das duas maiores economias do mundo.
 
O comércio global de bens caiu 3,0% em dezembro, esta foi a segunda queda mensal consecutiva.
 
O Índice de Preços ao Consumidor dos países do G7 caiu de 7,4% em novembro para 6,7% em janeiro. A inflação de preços ao produtor (insumos) caiu 2,2 pontos percentuais, para 9,6% em dezembro.

"Com a demanda de carga em janeiro caindo 14,9% e a capacidade aumentando 3,9%, 2023 começou sob algumas condições comerciais desafiadoras. Isso foi acompanhado por incertezas persistentes, incluindo guerra na Ucrânia, inflação e escassez de mão de obra. Mas há terreno sólido para algum otimismo cauteloso sobre carga aérea. Os rendimentos permanecem mais altos do que antes da pandemia. E a mudança muito mais rápida do que o esperado da China de sua política COVID zero está estabilizando as condições de produção no maior mercado de origem de carga aérea. Isso dará um impulso de demanda muito necessário à medida que as empresas aumentam seu envolvimento com a China ”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

janeiro de 2023 (% ano a ano)

Partilha mundial1 CTK ACTK CLF (%-pt)2 CLF (nível)3
Mercado Total 100,0% -14,9% 3,9% -9,9% 44,8%
África 2,0% -9,5% -1,8% -3,8% 43,9%
Ásia-Pacífico 32,4% -19,0% 8,8% -15,5% 45,2%
Europa 21,8% -20,4% -9,3% -7,5% 54,1%
América Latina 2,7% 4,6% 34,4% -9,3% 32,5%
Oriente Médio 13,0% -11,8% 9,6% -10,0% 41,1%
América do Norte 28,1% -8,7% 2,3% -5,1% 42,3%
1% dos CTKs da indústria em 2022 2 Mudança no fator de carga 3 Nível do fator de carga

 

Desempenho regional de janeiro

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram seus volumes de carga aérea diminuirem 19% em janeiro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Isso representou uma melhora no desempenho em relação a dezembro (-21,2%). As companhias aéreas da região continuam sendo afetadas por níveis mais baixos de atividade comercial e industrial e interrupções nas cadeias de suprimentos devido aos efeitos residuais das restrições do COVID impostas pela China. Além disso, o posicionamento do Ano Novo Lunar teria impactado os volumes de carga em janeiro. A capacidade disponível na região aumentou 8,8% em relação a janeiro de 2022.

As transportadoras norte-americanas registraram uma queda de 8,7% nos volumes de carga em janeiro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Essa foi uma leve queda de desempenho em relação a dezembro (-8,5%). A capacidade aumentou 2,3% em relação a janeiro de 2022.

As transportadoras europeias tiveram o desempenho mais fraco de todas as regiões, com uma queda de 20,4% nos volumes de carga em janeiro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Essa foi uma queda no desempenho em relação a dezembro (-19,4%). As companhias aéreas da região continuam a ser as mais afetadas pela guerra na Ucrânia. A capacidade diminuiu 9,3% em janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022.
As transportadoras do Oriente Médio tiveram uma queda de 11,8% em relação ao ano anterior nos volumes de carga em janeiro de 2023. Isso foi uma melhora em relação ao mês anterior (-14,4%). A capacidade aumentou 9,6% em relação a janeiro de 2022.

As transportadoras latino-americanas relataram um aumento de 4,6% nos volumes de carga em janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. Este foi o desempenho mais forte de todas as regiões e uma melhora significativa no desempenho em relação a dezembro, que não apresentou crescimento. A capacidade em janeiro aumentou 34,4% em relação ao mesmo mês de 2022.

As companhias aéreas africanas viram os volumes de carga diminuírem 9,5% em janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. Esta foi uma melhoria no desempenho em comparação com o mês anterior (-10%). A capacidade ficou 1,8% abaixo dos níveis de janeiro de 2022.
Notas para editores:

*Observe que, a partir de janeiro de 2020, esclarecemos a terminologia das séries Setorial e Regional de 'Freight' para 'Cargo', sendo as métricas correspondentes FTK (alterada para 'CTK'), AFTK (alterada para 'ACTK' ) e FLF (alterado para 'CLF'), a fim de refletir que a série consiste em Carga (Freight plus Mail) em vez de apenas Freight. As próprias séries de dados não foram alteradas.

 

 

Fonte: IATA
 

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