Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Petrobras reduz preço do gás natural. Gás de cozinha aumenta.

Petrobras reduz preço do gás natural. Gás de cozinha aumenta.
[foto] - Petrobras anuncia redução no preço do gás GNV. Foto Agência Petrobras, Rogério Reis.

01-05-2023 18:50:50
(165 acessos)
 
Caminhoneiros e profissionais do transporte são beneficiados com redução de 8,1% no preço do gás natural, o GNV. Petrobras anunciou que a medida está vinculada a contratos com as distribuidoras obrigando a atualizações sempre em 90 dias, sob influência da cotação da moeda Dólar e do barril de petróleo Brent no mercado internacional. Apesar da boa notícia, quem usa gás de cozinha, vai amargando aumentos que só não ocorrem em 6 estados.

 


Donas-de-casa aó não terão que pagar a mais nos estados do Espírito Santo, Acre e Ceará. Também estão beneficiadas as que vivem em Santa Catarina onde o botijão terá redução de 21,2%; Rio Grande do Norte que custará menos 1,4% e Minas Gerais de valor 18,7% menor. Nos demais estados brasileiros os aumentos são diferentes. No Mato Grosso aumenta 84,5%; no Rio de Janeiro 49,8%.

Companhia Brasileira de Petróleo explica que desde o início de 2023, o preço dos gás natural caiu 19%.

Este é o conteúdo das nota da Emporesa:

“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.”

Diz a Petrobras que a atualização do preço do gás natural não afeta o preço do gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel.

No trimestre encerrado em abril, o preço do petróleo recuou cerca de 8,7%. Já o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. 

 

 

Fonte: Petrobras, Agência de Notícias
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

5UsfI