Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Ferrovia Norte-Sul está pronta, com 2.257 quilômetros

Ferrovia Norte-Sul está pronta, com 2.257 quilômetros
[foto] - Brasil inaugura a Ferrovia Norte-Sul, com 2.257 km. Foto PR, Secretaria Geral, Beth Santos

15-06-2023 21:44:53
(341 acessos)
 
Brasil ganha agora (2330616) a Ferrovia Norte-Sul, com 2.257 quilômetros (km) de extensão que ligam o Porto de Itaqui, no Estado do Maranhão ao Porto de Santos, em São Paulo (SP). Construída desde 1986, a nova via, implantada em bitola moderna, vai ampliar a capacidade de transporte e dar agilidade ao escoamento dos produtos agropecuários desde a região Norte até o sudeste. Com acesso dos produtos pelo mar, serão beneficiados também os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Minas Gerais (MG).

 


Por que o mau tempo impediu, o Presidente da República Inácio Lula, transferiu para outra data a inauguração da Ferrovia em Rio Verde (GO).  

 

Brasil inaugura Ferrovia Norte-Sul, com 2.257 quilômetros

 

Brasil ganha agora (2330616) a Ferrovia Norte-Sul, com 2.257 quilômetros (km) de extensão que ligam o Porto de Itaqui, no Estado do Maranhão ao Porto de Santos, em São Paulo (SP). Construída desde 1986, a nova via, implantada em bitola moderna, vai ampliar a capacidade de transporte e dar agilidade ao escoamento dos produtos agropecuários desde a região Norte até o sudeste. Com acesso dos produtos pelo mar, serão beneficiados também os estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Minas Gerais (MG).

Desde Açailândia (Maranhão - MA) a Porto Nacional (Tocantins - TO) foi dada concessão para VLI Logística. Mas a empresa Rumo passou a gerir o trecho centro-sul da ferrovia com 1.537 km, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP). No interior de São Paulo é feita a conexão com a Malha Paulista, que vai até o Santos.

Desde 2018, a concessionária construiu três novos terminais: em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Com os recursos de R$ 4 bilhões foram executadas obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para concluir a Ferrovia, como a construção de 4 pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e muitos pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP).

"A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da Região Sudeste ou pelo Norte do País. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico." É a explicação do Governo Federal.

Potencial

Apesar do modal ferroviário ter recebido investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no País, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

De acordo com a ANTF, em 2021 mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de quase 53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção, e no complexo de soja (soja e farelo) as ferrovias transportaram mais de 46% do volume exportado.

 

 

Fonte: Agência Brasil
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

VjQAe