Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Maior navio de carga, com 366 metros, atraca no Porto de Santos

Maior navio de carga, com 366 metros, atraca no Porto de Santos
[foto] - Maior navio de carga atraca no Porto de Santos. Foto Diário do Litoral

01-02-2024 21:42:05
(253 acessos)
 
Planejada por 6 anos, a atracação (240201) do MSC Natasha XIII no Porto de Santos foi considerada histórica. Com 366 metros (m) de comprimento, é a maior embarcação marítima a aportar no Brasil. Tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs ( (contêiner padrão de 20 pés) ) por viagem. Esse evento no maior porto do Brasil, foi planejado e exigiu simulações diversas de praticagem. Autoridade Portuária de Santos (APS) diz que está alcançando objetivo de "impulsionar o comércio exterior."

 


Até agora, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. Essa embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.

Anderson Pomini, presidente da APS, afirma que a chegada de navio de 366 m é uma conquista que marca a celebração dos 132 anos do Porto de Santos, pelo Ministério de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portuária: "O Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e o Governo Federal, empenhado em melhorar a infraestrutura com obras, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras. Dou os parabéns à MSC pelos esforços para chegarmos a este momento histórico, bem como à BTP, que preparou seu terminal com muita eficiência para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista."  

Para a MSC, é motivo de orgulho fazer parte deste importante marco. "A MSC celebra a primeira escala de um navio de 366 metros no Porto de Santos. Empresa reconhece o esforço conjunto de todos que atuaram para tornar este momento possível. A atracação do MSC Natasha XIII é fruto de estudos que tiveram início em 2016, pela APS, e contou com diversas simulações da Praticagem, além de grande suporte da Autoridade Marítima. Com esta escala histórica, a MSC reitera o compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro, apoiando o desenvolvimento da logística nacional com sustentabilidade econômica e eficiência energética".

Já a BTP destaca a infraestrutura do complexo portuário santista. "A BTP aguardava, com muita expectativa, a chegada inaugural do navio de 366 metros ao maior porto do hemisfério sul. O terminal já estava preparado para receber essa nova classe de navios e conta com uma infraestrutura equivalente aos melhores portos do mundo e um time altamente qualificado, focado em operações com índices eficientes de produtividade e segurança."

Após a escala em Santos, o navio MSC Natasha XIII seguirá viagem para a Ásia.

 

Ficha técnica do MSC Natasha XIII:

- Ano de construção: 2018

- Capacidade de carregamento: 14.432 TEUs

- LOA: 366 metros

- Boca: 48,20 metros

- DWT: 139,7 mil toneladas

- Quantidade de tomadas para contêineres refrigerados: 1.050

 

SERVIÇO

 

Atracação do MSC Natasha XIII

Local: BTP (Brasil Terminal Portuário)

Data: 1º de fevereiro, quinta-feira, prevista para 13 horas

 

Para acesso, é imprescindível a utilização de sapato fechado (sem salto), calça comprida e camisa com mangas compridas.

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

DCdJz