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Túnel Santos-Guarujá agora é oficial. Acordo para a obra de R$ 5,6 bilhões.

Túnel Santos-Guarujá agora é oficial. Acordo para a obra de R$ 5,6 bilhões.
[foto] - Túnel passará por baixo da água do mar e vai resolver desafios do tráfego de veículos.

16-02-2024 21:07:24
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Está oficializado (240216) o acordo de Cooperação Técnica (ACT) para construção do túnel Santos – Guarujá, firmado entre a União, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos (Mpor), e o Governo do Estado de São Paulo. Obra de mais de R$ 5,8 bilhões deve começar em poucos dias e tem prazo para acabar: 2029. Nova travessia vai reduzir em 70% a circulação de veículos através da balsa. Embocaduras ficam no trecho final, à esquerda do cais da Marinha, na Margem Direita do Porto (Santos).

 


Muitos benefícios vai oferecer o túnel submerso que está em vias de ser construído, na passagem de Santos para Guarujá. Túnel imerso atravessará o canal de navegação do Porto de Santos a uma profundidade de 21 metros, ligando as cidades de Santos e Guarujá. As embocaduras estarão no trecho final, à esquerda do cais da Marinha, na Margem Direita do Porto (Santos) e na região conhecida como Prainha, em Vicente de Carvalho, margem esquerda (Guarujá), abaixo do Linhão. 

O Estado está representado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos. O acordo, que envolve a interveniência-anuência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), destaca a importância estratégica do Porto de Santos na cadeia logística brasileira, bem como sua relevância econômica para o estado e os municípios envolvidos.

Ao apresentar o documento, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex S.de Ávila, ressaltou que "todas as medidas preparatórias realizadas pela APS antes da celebração do ACT serão recepcionadas e estudadas para eventual aproveitamento", tais como atualização dos projetos, definição do traçado, bem como a contratação de empresa de consultoria para formatar a modelagem jurídica e econômica.

A implementação do Túnel será por meio de parceria público-privada (PPP), envolvendo serviços de planejamento, construção, operação, manutenção e exploração da travessia.

Um Plano de Trabalho faz parte do Acordo, prevendo a participação dos envolvidos, incluindo a produção conjunta de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e a disponibilização de recursos financeiros necessários para a viabilização do projeto. Mpor e Estado farão, com a participação da APS, as audiências públicas referentes à obra.

O presidente da APS, Anderson Pomini, comemorou a assinatura do acordo: "Todos ganham com esta parceria, principalmente o Porto de Santos e a comunidade regional", afirmou Pomini.

 

 

Fonte: Porto de Santos - APS
 

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