Anúncio foi feito (250718) pelo prefeito Eduardo Paes que viabiliza obras por meio da Fundação Rio-Águas. "Será implantado um novo sistema de drenagem para mitigar os transtornos causados por alagamentos em dias de muita chuva em regiões afetadas." Reseervatório em construção a prtir de agora, teerá capacidade de 20 milhões de litrs de água, com investimento de R$ 123,5 milhões obtidos via Caixa Econômica Federal.
"A Prefeitura tinha esse projeto planejado, pronto e, quando surgiu a oportunidade de aportamos o recurso, nós aprovamos. Agora estamos migrando essa obra para o PAC, o que garante que não teremos nenhum problema orçamentário. Aqui as reclamações são constantes, de quando começa o verão e as chuvas, vem a agonia. Ficamos muito felizes de, junto com a Prefeitura, iniciar essa grande intervenção."
Nesta etapa, a Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino serão beneficiados com a drenagem.
Com as obras, uma segunda galeria será construída para as águas do Rio Catarino, reforçando a capacidade de escoamento do rio. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. No total, mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais serão implantados na região.
Piscinão de Realengo equivale a 20 mil caixas d'água de mil litros, com capacidade maior do que o piscinão da Praça da Bandeira. A construção servirá para conter as águas do Rio Piraquara, que também será desassoreado. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo.
"São obras de reformulação dos sistemas de microdrenagem e macrodrenagem dos rios e também da implantação dos famosos piscinões. que deram certo na Praça da Bandeira e na Grande Tijuca e estamos trazendo para Realengo." Assim explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.
Parque Realengo
A Prefeitura do Rio inaugurou há um ano, na mesma região, o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini. Inspirado no Gardens By the Bay, de Singapura. Esse espaço público de 76 mil m² não só oferece infraestrutura completa voltada para lazer, esporte e convivência, mas também apresenta soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas, como ilhas de calor e enchentes.
Foram plantadas 3.700 novas árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol oficiais. O local também conta com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, com reservatórios que ajudam a mitigar alagamentos e permitem o reaproveitamento da água para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.
Fonte: Prefeitura do Rio d e Janeiro, Asse de Imprensa
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.