Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Rio de Janeiro começa obras para enfrentar enchentes de verão


19-07-2025 22:29:03
(182 acessos)
 
Piscinões no Realengo (maior que o da Praça da Bandeira), Rio Acari e Jardim Maravilha, reservatórios de águas de chuva, 5 quilômetros (km) de galerias pluviais, reflorestamento, novos sistemas de drenagem, são obras que estão em realização no Rio de Janeiro. Prefeitura está decidida enfrentar os desafios das enchentes que vem causando transtornos todos os anos. Será executada drenagem na Rua Bernardo de Vasconcelos, Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino.

 


Anúncio foi feito (250718) pelo prefeito Eduardo Paes que viabiliza obras por meio da Fundação Rio-Águas. "Será implantado um novo sistema de drenagem para mitigar os transtornos causados por alagamentos em dias de muita chuva em regiões afetadas." Reseervatório em construção a prtir de agora, teerá capacidade de 20 milhões de litrs  de água, com investimento de R$ 123,5 milhões obtidos via Caixa Econômica Federal. 

"A Prefeitura tinha esse projeto planejado, pronto e, quando surgiu a oportunidade de aportamos o recurso, nós aprovamos. Agora estamos migrando essa obra para o PAC, o que garante que não teremos nenhum problema orçamentário. Aqui as reclamações são constantes, de quando começa o verão e as chuvas, vem a agonia. Ficamos muito felizes de, junto com a Prefeitura, iniciar essa grande intervenção."

Nesta etapa, a Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino serão beneficiados com a drenagem.

Com as obras, uma segunda galeria será construída para as águas do Rio Catarino, reforçando a capacidade de escoamento do rio. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. No total, mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais serão implantados na região.

Piscinão de Realengo equivale a 20 mil caixas d'água de mil litros, com capacidade maior do que o piscinão da Praça da Bandeira. A construção servirá para conter as águas do Rio Piraquara, que também será desassoreado. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo. 

"São obras de reformulação dos sistemas de microdrenagem e macrodrenagem dos rios e também da implantação dos famosos piscinões. que deram certo na Praça da Bandeira e na Grande Tijuca e  estamos trazendo para Realengo." Assim explicou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.

Parque Realengo

A Prefeitura do Rio inaugurou há um ano, na mesma região, o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini. Inspirado no Gardens By the Bay, de Singapura. Esse espaço público de 76 mil m² não só oferece infraestrutura completa voltada para lazer, esporte e convivência, mas também apresenta soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas, como ilhas de calor e enchentes.

Foram plantadas 3.700 novas árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol oficiais. O local também conta com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, com reservatórios que ajudam a mitigar alagamentos e permitem o reaproveitamento da água para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio d e Janeiro, Asse de Imprensa
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

8rZ3z