Além dos benefícios diretos ao Porto de Santos e as cidades de Santos e Guarujá, o túnel permitirá maior integração entre os 9 municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas/dia.
Diretamente, hoje, são cerca de 80 mil pessoas que cruzam o canal, todos os dias. A travessia de balsas, considerada a mais movimentada do mundo, tem tráfego de 27 mil veículos/dia. Os veículos de carga, que precisam rodar mais de 40 quilômetros para fazer o percurso, terão o deslocamento reduzido de 40 minutos para pouco até 5 minutos.
Para o meio ambiente, a implantação desta ligação será decisiva, com a redução de 70 mil toneladas de CO²/ano, ao encurtar o percurso de 45 km (5 mil caminhões/dia) para apenas 960 metros.
O Porto de Santos ganha em competitividade, com o aumento da segurança da navegação, que não terá mais o cruzamento dos cargueiros com as balsas de ligação urbana. A expansão das operações portuárias será beneficiada, com acréscimo de áreas na margem esquerda.
Além de outras melhorias diretas à população e à economia nacional, a construção do túnel chega em um momento estratégico, com a implantação do maior terminal de contêineres do complexo, o Tecon Santos 10, com capacidade de 3,5 milhões de TEUs, que colocará Santos entre os 20 maiores portos do mundo.
Próximo empreendimento de vulto na região, será a construção do Porto de São Sebastião. De acordo com o Ministro Costa Filho, há previsão de que o leilão seja executado na Bolsa de Valores de São Paulo, até o fim do primeiro trimestre de 2026.
Fonte: Agência Brasil e Porto de Santos
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.