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Pau-brasil livre de proibições para uso na fabricação de arcos musicais

Pau-brasil livre de proibições para uso na fabricação de arcos musicais
[foto] - Arcos de pau-brasil, do livro de Luciana Ferraz

22-12-2025 20:52:55
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Brasil está livre de proibições sobre o pau-brasil que implicariam em impedimento de fabricação dos históricos arcos de instrumentos musicais como violino, viola e violoncelo, famosos em todo o mundo. Foi rejeitada a proposta do Governo de recolocar a espécie no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês). Decisão foi dos conselheiros na Conferência do Uzbequistão, teerminada dia 5 d e dezembro.

 


Profissionais d e música promoveram mobilização internacional, pela manutenção da classificação atual, que estabelece cota zero para madeira retirada da natureza e exige certificações para vendas externas de arcos a partir de 2026

Pau-brasil é a madeira considerada essencial para a confecção dos arcos dos instrumentos de cordas. Se a CITES aceitasse a proposta governamental,  haveria muitos problemas no cenário de eventos musicais e a renúncia de conceertistas em se apresentar no Brasil, sem falar na questão dos fabricantes. 

Embora o pau-brasil permaneça na mesma categoria, os países membros da Cites aprovaram regras mais restritivas para combater o comércio ilegal da madeira. Assim, estabeleceram cota zero para a retirada de pau-brasil da natureza para qualquer finalidade comercial.

A partir de março de 2026, vendas internacionais de arcos novos e usados, exigirão permissões especiais e comprovação de que a madeira utilizada foi colhida antes de 2007, quando a espécie passou a ser protegida internacionalmente. O comércio interno dentro de cada país, no entanto, seguirá inalterado. 

A nova regra do Anexo II também especifica que arcos, quando transportados

por músicos para fins de apresentações, turnês, reparos, concursos,

empréstimos e atividades de ensino, poderão continuar cruzando as

fronteiras sem necessidade de licenças especiais, desde que não sejam comercializados.

Houve também pressões diplomáticas. Segundo veículos internacionais, autoridades francesas, incluindo o presidente Emmanuel Macron, entraram em contato com o governo brasileiro para defender a permanência da madeira no Anexo II, citando a importância histórica dos arcos de pau-brasil e séculos de tradição artesanal.

Ao final das negociações, a Cites também definiu que governos e representantes do setor de instrumentos musicais atuarão em conjunto para fortalecer a regulação legal, para aprimorar mecanismos de rastreamento e identificação da madeira e dos arcos, para combater o tráfico ilegal e para contribuir para um futuro sustentável da espécie.

 

251110 - 22:03 horas

Personalidades do mundo apelam pelo pau-brasil em nome da música

Rejeitar a proposta do Governo doi Brasil, que quer mudar a classificação do pau-brasil para o Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês). É o apelo de 350 personalidades mundiais da música e da cultura, numa campanha nos últimos anos. A decisão vai assegurar que a madeira continue serndo usada para a confecção dos arcos dos instrumentos de cordas. Resultrado final é espeerado para novembro,

A proposta de modificar a classificação de uso do pau-brasil, foi apresentada pelo IBAMA, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e será votada na 20ª Conferência das Partes da Cites (COP20), que ocorre entre 24 de novembro e 5 de dezembro, no Uzbequistão.

Caso seja aprovada, a nova regra proibirá quase todo o comércio internacional

da espécie – inclusive de arcos prontos – e exigirá licenças específicas

para músicos que viajam com seus instrumentos, o que pode criar

barreiras logísticas complicadas para turnês e apresentações no exterior.

Artistas e conjuntos de renome mundial pedem à Cites que mantenha o pau-brasil na categoria atual de proteção, alertando para graves impactos na atividade da música clássica e na fabricação de arcos.

Personalidades apelam 

Entre os mais de 350 signatários da petição (clique aqui para acessar a petição) estão nomes como Renaud e Gautier Capuçon, Janine Jansen, Gidon Kremer, Susanna Mälkki, Klaus Mäkelä, Augustin Hadelich, Emmanuel Pahud, Mischa Maisky, Sol Gabetta, Antoine Tamestit, Augustin Dumay, além de quartetos como o Belcea, Chiaroscuro, Debussy e Ébène (clique aqui para acessar a lista). O texto pede aos 184 países signatários da Cites que mantenham o pau-brasil no Anexo II, posição aprovada na conferência anterior, em 2022.

Os artistas argumentam que a medida, caso aprovada, traria consequências graves para a vida musical mundial. “Centenas de milhares de arcos de pau-brasil estão em uso desde o século XVIII”, apontam os signatários, “e restringir sua circulação significaria comprometer a qualidade e a autenticidade das performances.”

Decisão ameaça profissões

A petição também alerta para o risco de extinção da profissão de archetiers, os artesãos especializados na confecção de arcos, que ficariam sem acesso à matéria-prima indispensável ao seu ofício. Segundo o texto, a proibição não contribuiria efetivamente para a conservação da espécie, já que o setor musical utiliza quantidades mínimas de madeira e participa de projetos de reflorestamento e manejo sustentável há mais de duas décadas no Brasil.

Os músicos defendem que o pau-brasil continue listado no Apêndice II, conforme decisão da COP 2022, que já exige certificados de exportação para a madeira e para arcos fabricados no País. Eles também pedem atenção à situação do African blackwood (grenadilha africana), usado na fabricação de instrumentos de sopro, propondo quotas específicas e controladas para seu comércio internacional, a fim de evitar a extinção da espécie.

O manifesto ressalta ainda que a proteção ambiental e preservação da vida musical são objetivos compatíveis.

 

 

Fonte: Revista Concerto
 

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