Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Empresários otimistas com obras no litoral do Paraná

Empresários otimistas com obras no litoral do Paraná
[foto] - Melhorias em Matinhos, incluem pista dupla e ciclovia ampliada

20-10-2022 12:52:55
(325 acessos)
 
Obras que o Governo do Paraná está entregando, devem estimular o desenvolvimento de toda região litorânea e atrair novos investimentos. Indústria do turismo terá benefícios esperados ao longo dos últimos 30 anos. Serão recompensados os empreendedores que resistiram todo tipo de adversidade e principalmente quem se aventurou em fixar propriedades em Matinhos e foi vítima dos alagamentos, da falta de segurança e de estrutura para crescer.

 


Estas são posiçõess do presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes de Matinhos, Carlos Dalberto Freire, sobre as repercussões futuras da obra de revitalização da praia, cuja primeira etapa acaba de ser entregue pelo Governo do Estado. Representa mais de 300 organizações ligadas à gastronomia, bares, pousadas, hoteis e casas de show.

Prefeitura de Matinhos tem desernvolvido

esforço para melhorar infraestrutura e atrair

investidores, bem como frequência de

qualidade para desenvolver o turismo 

 

 

"Beto" lembra os "bons" efeitos dos sistemas de macrodrenagem que ainda não foram concluídos. "Assim que estiverem prontos, o que é esperado dentro de 12 meses, não teremos problemas com as águas das chuvas e da maré alta." Contudo o empresário tem dúvidas que os alagamentos sejam estancados com as obras até aqui concluídas. 

Solução das enchentes está na implantação de engenharia de macrodrenagem, que viabiliza três saídas das águas para o mar. Com isso, quando ocorrer maré muito alta, a tendência da água é ficar represada e impedir a invasão no continente. 

Historicamente, relata Dalberto que pertence às mais antigas famílias de Matinhos, os locais mais abaixo da linha do mar, vem sofrendo prejuízos. Na atual configuração geográfica, os pontos de maior alagamentos são os bairros Tabuleiro, Sertãozinho, Caiobá e centro. Nesses locais estão os segmentos maiores de comércio e administração, como a própria sede da Prefeitura de Matinhos, na Avenida Juscelino Kubitscheck.

Enchentes tem desfigurado locais como o Hospital Navegantes, Secretaria de Saúde, sede da Polícia Militar e grande comércio como SuperRede mercado e atacadista; de material de construção e todo tipo de serviços como farmácias e automecânicas. A cada alagamento, os prejuízos são graves, relata o Presidente do Sindilitoral. 

O empresário Carlos Dalberto diz que as obras de engorda da praia de Matinhos, irão refletir beneficamente em toda a região litorânea. Há informações de que o Governo vai estender melhorias aos municípios vizinhos, como todo Pontal do Paraná. "Essa será a melhor decisão que o Governador Ratinho Junior vai adotar. Espero que se concretize logo."

Mas o Presidente do Sindilitoral tem observações que precisam ser cuidadas no futuro breve. Além da continuidade do engordamento já assegurado, para a praia central e praia brava, é "fundamental dar maior ritmo à obra dos canais da Avenida Juscelino Kubitcheck." Preocupa a possibilidade de novas enchentes, após tanto esforço. Aí se inclui numa primeira fase, a limpeza da vegetação e retirada de detritos no Canal da Draga (foto). 

A médio e longo prazos "é preciso pensar na construção do canal antes e depois da Prefeitura e continuar até a ligação com o Ferry Boat. É a preparação da infraestrutura destinada ao escoamento do tráfego para a ponte que está em vias de ser construída." 

Há muita preocupação com o andamento "lento" das obras do Canal da Draga (foto). E por isso Dalberto sugere que o Governo dê "ênfase à continuidade, como forma de prevenir eventuais enchentes ainda na próxima temporada."

 

 

Fonte: Noticiario.com.br
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

uz65p