Volume de combustível economizado seria suficiente para abastecer 1.375 aviões da Boeing, modelo 737-800, já que cada aeronave tem capacidade total de cerca de 26 mil litros. Essa quantidade de aeronaves equivale a quase duas frotas da norte-americana Southwest, que opera somente com modelos 737. A redução de consumo de 35,8 milhões de QAV também poderia viabilizar 17.775 voos da ponte-aérea entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Parceria com o DECEA
Nilo Azevedo, consultor da Diretoria de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, afirma que esses resultados foram obtidos por meio de um esforço colaborativo que vem sendo realizado com o DECEA desde a fundação da ABEAR, em 2012. Observa que tem sido fundamental para os resultados obtidos, a participação das Empresas Aéreas com o Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) do DECEA.
Desde 2020, essa parceria permitiu a criação de 271 rotas opcionais, sendo 145 apenas no ano passado. São rotas mais diretas entre a origem e o destino, o que resulta na economia de combustível e na redução de emissão de CO2.
Na quinta-feira (230216) o consultor da DSOV da ABEAR, Raul Souza, prestigiou a passagem do Subdepartamento de Operações do DECEA ao Brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha, que substitui o Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares. A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro e contou com a presença do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
Fonte: ABEAR e DECEA
Não há Comentários para esta notícia
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.