Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Prevenção a arma contra mortes por câncer de pulmão

Prevenção a arma contra mortes por câncer de pulmão
[foto] - Diagnóstico precoce, arma contra o câncer de pulmão e todos os demais. Foto governo do Bahia, Agência de Comunicação, Mateus Pereira

25-08-2025 18:17:16
(131 acessos)
 
Entre 2023 e 2025 o Brasil registra cerca de 32.560 casos de câncedr de pulmão, o quarto de maior incidência no mundo. É uma estimativa, porém número que leva os responsáveis pelops sistemas de saúde, a apelar aos homens e mulheres: "faça exames para chegar a um diagnóstico quanto mais cedo possível," medida que assegura vitória contra a doença. Justamente por falta de atitude preventiva, o câncer de pulmão tem resultado em mais mortes entre os cânceres.

 


Dados de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que quase 30 mil brasileiros morreram em decorrência da doença, sendo 54% homens e 46% mulheres.

Segundo especialistas, o diagnóstico tardio é o principal motivo para esses números. O assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados (250819). "Precisamos avançar, e muito, para que a gente faça um diagnóstico mais precoce", resumiu o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), que pediu a realização do debate.

Resende é relator do Projeto de Lei 2550/24 , que institui uma política de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de pulmão no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias, Giulianno Cartaxo
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

uyVZB