Linguagem: EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

Sem chuvas 10 meses, Paraná enfrenta crise hídrica com planejamento


14-05-2020 12:43:17
(1536 acessos)
 
Durante os 10 meses de escassez de chuvas, o Estado do Paraná vive decretada "emergência hídrica" sem alardes e nem estresse público. Reservatórios secos levam a SANEPAR a desenvolver uma engenharia complicada para que movimenta até moto-bombas em busca de água até no rio Iguaçu e em cavas. Ambiente complexo de consumo por causa de infecções oportunistas da estação de inverno, além de contar com apoio dos habitantes, ampara 78 hospitais e 60 asilos em 42 municípios.

 


Diante do quadro que não deverá ser revertido até o mês de junho, a solução tem sido o rodízio no abastecimento para mais de 3 milhões de paranaenses de Curitiba e localidades da região.
 
Tem sido praticamente zero a vazão de poços e rios, como o Miringuava, o Cotia (em São José dos Pinhais) e o Despique (em Fazenda Rio Grande). Também houve redução no nível das quatro barragens do Sistema Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC). Atualmente a média é de 56,54% de reservação, suficiente para garantir normalidade de abastecimento na área de abrangência das barragens.
 
“Neste momento delicado, o consumo da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. Estamos trabalhando muito para não faltar água, mas diante desta estiagem severa, a população precisa colaborar não desperdiçando, usando de forma econômica para que todos tenham acesso ao produto”. Apelo é de Claudio Stabile, diretor-presidente da Sanepar. 
 
Ações de combate à Covid-19
 
Paralelamente a Companhia atua em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e a Polícia Militar, prevenindo cont6ágio do coronavírus. Executa limpeza e desinfeção do entorno de hospitais e asilos em todo o Estado.
 
A Sanepar também está cumprindo as determinações legais para não interromper o abastecimento por falta de pagamento enquanto durar a pandemia do Covid-19. Além de adiar, por 90 dias, a cobrança dos clientes cadastrados na Tarifa Social. Seguindo determinação da Agencia Reguladora do Paraná(Agepar)  não aplicou reajuste tarifário em 2020.
 
Para proteger clientes, fechou temporariamente as centrais de relacionamento e incrementou o atendimento virtual com a criação do e-mail corporativo, que atende demandas antes presenciais.
 
Todos os empregados receberam reforço de equipamentos de proteção individual (EPIs). No serviço de leitura, o transporte agora é realizado com até três agentes por veículo e foi implantada uma logística de locomoção para que os operadores das estações de água e esgoto não utilizem transporte público.
 
Ações da SANEPAR para reduzir impactos da crise hídrica
  • Campanha de conscientização para uso racional e econômico da água. Programação de mídia impressa e eletrônica (rádio/tvs/portais) em todo o estado.
  • Ação dirigida com vídeo da estiagem severa para redes sociais e grupos de whatsapp
  • Implementação de rodízio na RMC para minimizar a falta de água nas regiões mais críticas;
  • Funcionamento do 6º conjunto moto-bomba na ETA Iguaçu;
  • Antecipação da interligação da elevatória do Reservatório Corte Branco, com melhorias para o abastecimento da Região Sul, em especial do Xaxim e Tatuquara;
  • Implantação de captação nas cavas da Fazenda Rio Grande em caráter emergencial;
  • Transposição de lago particular para o Rio Cotia, em São José dos Pinhais;
  • Transposição do Rio Pequeno para o Rio Miringuava;
  • Transposição do Rio Miringuava Mirim para o Rio Miringuava;
  • Transposição da água da Lagoa do Orleans para a Barragem do Passaúna;
  • Bombeamento emergencial no arroio dos Biazes, em Balsa Nova;
  • Intensificação das obras da Barragem do Miringuava;
  • Melhoria do ponto de captação em Rio Negro;
  • Abastecimento de regiões críticas com caminhão-pipa.
  • Redução da vazão de regularização da barragem Passaúna em 50%
  • Trabalho constante em controle das perdas, incluindo geofonamento por equipes terceirizada e própria, e monitoramento de pressões

 

 

Fonte: SANEPAR - Comunicação e Marketing
 

 Não há Comentários para esta notícia

 

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Noticiario, não reflete a opinião deste Portal.

Deixe um comentário

mvM6Z